21 de jan. de 2010

Núcleo, Cromossomo, DNA e Divisão Celular

O núcleo é a região da célula que controla o transporte de informaçõesgenéticas. Coordena e comanda as funções celulares.No núcleo ocorrem tanto a duplicação do DNA, imprescindível para adivisão celular, como a síntese do RNA, ligada a produção de proteínasnos ribossomos (O RNA descreve a seqüência dos aminoácidos daproteína).O núcleo celular animal apresenta a carioteca, que contêm em seu interior os cromossomos.
*Carioteca ou envoltório nuclear: Ela permite a troca de material com o citoplasma. É formada por duas membranas lipoprotéicas, separa o núcleo do citoplasma. Está presente em toda divisão celular, some no início da divisão e só aparece no final do processo.
*Cromatina - Filamentos formados por DNA e proteínas; compreende a eucromatina, porção ativa e pouco visível, e a heterocromatina, porção inerte ou pouco ativa e bem visível; forma os cromossomos durante a divisão celular. Quando uma célula se divide, seu material nuclear (cromatina) perde a aparência relativamente homogênea típica das células que não estão em divisão e condensa-se numa serie de organelas em forma de bastão, denominadas cromossomos.

CROMOSSOMOS
Entidades portadoras da informação genética; são filamentos espiralados de cromatina, composto por DNA e proteínas, sendo observável à microcopia de luz durante a divisão celular. Em sua  estrutura, o cromossomo apresenta a unidade estrutural filamentosa de DNA que se apresenta em forma de  espiral, sendo envolvido por uma substância protéica denominada matriz.
* Hierarquia morfofuncional para informação genética: O DNA: Ácido desoxrribono nucléico,é o constituinte da cromatina, estrutura , que quando espiralada ( heterocromatina) e seccionada forma os cromossomos.Desta forma podemos considerar que os cromossomos são formados por moléculas de DNA. 

O DNA
É formado por seqüências de bases nitrogenadas em pares relacionando Adenina com Timina e, Guanina com, Citosina, sucessivamente A ordem destas seqências de pares pode variar infinitamente, mas  determinadas trincas ( em geral trincas) de seqüências de bases nitrogenada ao longo do cromossomos,  formam o que chamamos de GENE. Então podemos definir que gene são seqüências (trincas) de bases  nitrogenadas que codificam informações importantes como a codificação de uma proteína, por exemplo.

 DIVISÃO CELULAR
Possuímos dois tipos celulares: somáticas, que constituem vários tecidos e órgãos; e as células sexuais (gametas), destinadas à reprodução. As células somáticas possuem dois conjuntos de cromossomos provenientes dos nossos genitores (pai e mãe), e, portanto são denominadas diploides. Já os gametas possuem apenas um conjunto de cromossomos, sendo então, denominadas haplóides.
Mitose: Desde a fecundação, a partir de uma única célula, zigoto, inicia-se a divisão celular, formando novas células, tecidos, órgãos.... Produz células filhas idênticas à célula-mãe. Cada célula filha contém exatamente o mesmo número de cromossomos da célula mãe. Esse processo ocorre durante o crescimento de um indivíduo e nos processos de regeneração. É o processo pelo qual é construído uma cópia exata de cada cromossomo, a informação genética é replicada e distribuída eqüitativamente aos 2 produtos finais. 
As características básicas da mitose são:
a) Distribuição eqüitativa e conservativa do número de cromossomos.
b) Distribuição eqüitativa e conservativa da informação genética.

Meiose: tipo de divisão celular que produz células-filhas com a metade dos cromossomos da célula-mãe; ocorre na formação de gametas. Apresenta duas etapas: meiose I, na qual a célula-mãe (com 46 cromossomos) se divide em duas (cada célula-filha com 23 cromossomos); e meiose II, na qual, a partir das duas células filhas, formam-se mais duas (cada uma com 23 cromossomos).
A meiose é o processo que se verifica tanto nos órgãos sexuais masculinos quanto femininos. Através da  meiose os gametas ficam com o número de cromossomos reduzidos à metade, ao estado denominado  haplóide. Quando o gameta de origem materna se une ao gameta de origem paterna o número de cromossomos característico da espécie é restabelecido.
*A partir de uma célula-mãe, com 46 cromossomos, formam-se 4 células-filhas, cada uma com 23 cromossomos (haplóides).

3 comentários:

  1. Goosteeii muitooo...isso me ajudoou no meeu trabalhoo....

    ResponderExcluir
  2. Adorei conheçer o bio-trabalho por que deixou muito informada do meu trabalho de biologia vou voltar sempre espero que esse site me ajude pastante com essa informaçoes vou fazer um seminario espero que naum me de mal vou estudar tudo que eu acha se vcs tiverem alguam ideia pra me ajudar no meu trabalho poste que vou entra denovo obg pela atenção adorei seu site espero que me ajude

    ResponderExcluir
  3. ola! me chamo Elaine estou estudando nucleo e cromossomos seu site esta me ajudando dastante espero que me de bem no meu seminario to tentando ver como vou fazer to tentando me informa de todas as formas sobre esse assunto esse site ta me ajudando bastante viu obg pela atença vou voltar viu xauzinho Elaine♥

    ResponderExcluir